Atividade extracurricular: o contraturno proposto pelo INCTTOX na Escola de Aplicação da USP

7 julho 2010 Não há comentários

No dia seis de maio de 2010 teve início com os alunos da Escola de Aplicação (EA) da Universidade de São Paulo (USP) o contraturno: “Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Toxinas Formando divulgadores da Ciência”. Este é um projeto coordenado pelo INCTTOX, dentro do Sub-programa Ações em Saúde, em parceria com a Faculdade de Educação da USP e com o Instituto Butantan.

Alunos visitam Museu Biológico do Instituto Butantan

Alunos visitam Museu Biológico do Instituto Butantan

O projeto tem o objetivo de aproximar os alunos da cultura científica, mostrando a importância do diálogo entre a sociedade e a ciência. Os encontros, uma vez por semana fora do período normal de aula, contam com a participação voluntária de seis alunos do Ensino Médio da EA/FEUSP, sendo quatro do 2º ano e dois do 3º ano.

As atividades foram organizadas em três blocos. No primeiro bloco, já concluído,, “Aproximação com o INCTTOX”, foram apresentadas as pesquisas, as parcerias, os programas de pesquisa e os objetivos do Projeto, e seus principais colaboradores. Neste contexto, os alunos visitaram o Instituto Butantan, sede do INCTTOX, e criaram um blog para publicar as atividades de cada encontro. O blog ainda não possui acesso público e seu conteúdo futuramente será incorporado ao site Ciência em Rede.

Atividade na sala do INCTTOX na Faculdade de Educação/USP

Atividade na sala do INCTTOX na Faculdade de Educação/USP

O segundo bloco, “Cultura Científica”, – que teve início em junho – pretende aproximar os alunos dos principais temas de pesquisa do INCTTOX, como biodiversidade, toxinas, venenos e bioprospecção, através de atividades e discussões que mostram as diferentes formas de divulgar o conhecimento.

No terceiro bloco, “Divulgação Científica”, serão apresentadas diferentes estratégias de comunicação. Os alunos poderão vivenciar o processo de divulgação por meio de oficinas de mídia impressa, fotografia, história em quadrinhos, radiocomunicação, audiovisual e ambiente virtual. Nesse espaço os alunos também irão produzir seus projetos finais, que serão apresentados no quarto bloco “Apresentação dos Projetos” – com termino previsto para final de novembro.

Com a produção e divulgação de parte destes materiais, os alunos serão protagonistas na difusão dos conhecimentos produzidos pelo INCTTOX, e atuarão como mediadores de um importante diálogo entre instituições educacionais de ensino básico e de pesquisa.

Equipe:

Martha Marandino – Departamento de Metodologia do Ensino e Educação Comparada, Faculdade de Educação, UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO.
Alessandra Fernandes Bizerra – Museu de Microbiologia, INSTITUTO BUTANTAN.
Marcelo Giordan – Faculdade de Educação, UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO.
Adriano Dias de Oliveira – Interunidades Ensino de Ciências, UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO.
Djana Contier – Faculdade de Educação, UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO.
Adriana Crete – Escola de Aplicação, Faculdade de Educação, UNIVERSIDADE DE SÃO. PAULO
Elisa Macedo da Silva Andrade – Faculdade de Educação, UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
Ana Bezerra – Faculdade de Física, UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO.
Alessandra da Silva Schunck – Núcleo de Desenvolvimento Cultural, INSTITUTO BUTANTAN.
Andréa Fernandes Genehr – Núcleo de Desenvolvimento Cultural, INSTITUTO BUTANTAN.
Juliane Quinteiro Novo – Núcleo de Desenvolvimento Cultural, INSTITUTO BUTANTAN.

palavras-chave: , , , ,

Deixe uma mensagem

Spam protection by WP Captcha-Free