II Seminário do Programa de Pré-Iniciação Científica da USP

7 maio 2012 Não há comentários

O evento foi realizado no dia 20 de abril de 2012, na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, com a presença dos professores da rede pública que atuaram como supervisores do progra,a, docentes da USP que atuaram como orientadores, além de autoridades da Secretária de Estado da Educação e do Centro de Educação Tecnológica Paula Souza e representantes das Instituições que apoiaram o Programa, como CNPq, Banco Santander e Monsanto.  O evento reuniu 400 alunos do Ensino Médio das escolas da rede pública para a apresentação dos projetos realizados em 2011.

- Glaucius Oliva, presidente do CNPq, conversa com os alunos sobre o trabalho.

- Glaucius Oliva, presidente do CNPq, conversa com os alunos sobre o trabalho.

O projeto “Formando Divulgadores da Ciência”, coordenado pela Profa. Martha Marandino, com a colaboração das educadoras, Andrea Fernandes Genehr, Bruna Gabrieles, Cynthia Iszlaji, Juliane Novo e Natalia Leporo teve como objetivo fazer com que os alunos participantes fossem capazes de identificar alguns elementos característicos da cultura científica, como por exemplo, a importância das produções científicas para a sociedade e sua divulgação para o público. As atividades desenvolvidas durante o projeto incluíram visitas à laboratórios de pesquisadores e entrevistas com os mesmos, visitas à museus, visita à redação de uma revista de divulgação científica e à uma rádio que também divulga resultados de pesquisas científicas, além de discussões, oficinas, debates e produção de um blog (www.divulgadoresdaciencia.blogspot.com). O intuito era perceber que esses três fatores (a ciência, a divulgação e a sociedade) estão relacionados e que os divulgadores tem um papel importante na intermediação entre a ciência e a sociedade.

Os alunos participantes foram Bárbara Z. Lopes, Camila A. S. Pellicciari, Yan de L. Silveira e Maitê Talarico Netto da Escola de Aplicação da Faculdade de Educação da USP. Neste dia, os alunos apresentaram em linhas gerais a proposta do projeto, algumas das atividades desenvolvidas durante o programa e falaram ainda sobre a importância do projeto para o grupo e os desafios e as conquistas:

“Eu achei muito interessante a experiência que tive com o seminário da Pré-IC: além de todos os alunos que ali estavam estudarem em escolas públicas, estavam acontecendo no mesmo espaço mais de 300 seminários. Foi uma conferência. Além de poder apresentar o nosso projeto, pudemos conhecer algumas pessoas que trabalham na área de divulgação da ciência, trocar informações, etc. De certo modo, com isso me senti preparada e segura para apresentar outros seminários e trabalhos.“ – Bárbara Z. Lopes

Martha Marandino (esq.), coordenadora do projeto, educadoras Cynthia Iszlaji e Natalia Leporo e alunos Bárbara Lopes, Camila Pellicciari.

Martha Marandino (esq.), coordenadora do projeto, educadoras Cynthia Iszlaji e Natalia Leporo e alunos Bárbara Lopes, Camila Pellicciari.

palavras-chave: , ,

Deixe uma mensagem

Spam protection by WP Captcha-Free