O curioso caso do sapo da Caatinga: modelo de diorama do INCTTOX

29 janeiro 2013 Não há comentários

Inspirado nos famosos dioramas dos museus de História Natural, a equipe do Laboratório de Produção e Avaliação de Materiais de Ensino de Ciências e Divulgação Científica do INCTTOX  – numa parceria com  o GEENF/FEUSP – desenvolveu um modelo de diorama baseado em pesquisas feitas por pesquisadores do Instituto. O material foi elaborado ao longo do ano de 2010 e início do primeiro semestre de 2011 envolvendo a equipe do Núcleo, pesquisadores do INCTTOX e artistas plásticos.

Um diorama é composto em geral por animais taxidermizados e plantas desidratadas que representam ambientais naturais. O objetivo da equipe do INCTTOX ao criar um diorama era abordar o tema biodiversidade em um material interativo, portátil e que garantisse a escala do animal e do ambiente representados.

O tema foi selecionado dentre alguns estudos feitos por pesquisadores do INCTTOX que abordassem a história natural de animais produtores de toxinas. Após um estudo cenográfico, foi definido que a pesquisa sobre os sapos da caatinga era o que melhor possibilitaria unir tanto os aspectos estéticos, científicos e educativos. O sapo da caatinga tem um comportamento curioso: o pequeno animal se mantém enterrado durante todo o período de seca, que pode durar até um ano, e no curto espaço de tempo das chuvas se desenterra para se acasalar e se alimentar – pesquisadores do INCTTOX já encontraram exemplares desse animal enterrado a 1,80m de profundidade.

Caatinga no verão durante o dia

Caatinga no verão durante o dia

O modelo de diorama, que recebeu o nome de: “O curioso caso do sapo da Caatinga”, representa o animal nesses dois momentos da caatinga: o verão que é o período de seca e o inverno que é o período de chuvas. Sendo possível observar só um momento de cada vez. Para ajudar no processo comunicativo, são disponibilizados ao público alguns textos de apoio sobre as principais características da caatinga, a caatinga na seca e na época de chuva e outros que abordam o que acontece com os sapos nesses dois períodos. Há ainda um porta-retrato digital com fotos de plantas e outros animais típicos desse ambiente com o intuito de agregar mais informação ao visitante.

Diorama em rotaçao: lado esquerdo inverno, lado direto verão.

Diorama em rotaçao: lado esquerdo inverno, lado direto verão.

Caatinga no inverno durante a noite

Caatinga no inverno durante a noite

O próximo passo é fazer uma avaliação sobre o uso do material com o público em feiras e eventos temporários e itinerantes.

palavras-chave: , ,

Deixe uma mensagem

Spam protection by WP Captcha-Free